A 30 de abril, sábado, o nono aniversário do gnration será celebrado com um conjunto de atividades gratuitas compostas por concertos e exposições de artistas internacionais e nacionais. Consulte o programa completo em gnration open day.
Filha de pai cabo-verdiano e mãe belga, a cantora e produtora de 31 anos nasceu em Portugal, país onde viveu até aos dez anos até se radicar definitivamente na Dinamarca. Iniciou a sua carreira no coletivo dinamarquês de música eletrónica Regelbau e foi metade do duo Saint Cava entre 2014 e 2017, com quem editou um EP e passou pelo palco do festival Roskilde. Em 2017, enquanto artista independente, Erika de Casier lançou What U Wanna Do?, single que viria a integrar o disco de estreia Essentials, lançado dois anos mais tarde na sua própria editora, a Independent Jeep Music. Em 2020, assina pela mítica editora britânica 4AD, casa de nomes como The National, Pixies, Dead Can Dance, Grimes, Big Thief ou Future Islands, onde viria a editar Sensational, o segundo disco de originais e que servirá de mote para a digressão em Portugal. O álbum figurou entre os melhores discos de 2021 para diversas publicações internacionais, entre as quais o jornal The Guardian e as revistas digitais Pitchfork, Clash, Dazed e Les Inrocks.
Depois de uma primeira digressão europeia no ano passado, que a levou a apresentar concertos no Reino Unido, Dinamarca, Espanha, Bélgica e França, Erika arrancará o novo ano com uma tour que a levará aos Estados-Unidos da América, poucas semanas antes de pisar território português.