A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

MÚSICA: Caleidoscópio – Odete + Ece Canli

Abril 14 - 22:00

Encontro de dois mundos absolutamente singulares é a proposta deste concerto que envolve a artista turca radicada no Porto, Ece Canlı, e a ativista, performer e produtora trans Odete. Da primeira conhecemos o corpo de trabalho em torno das potencialidades da voz, instrumento com que nos desenhou um dos mais especiais e idiossincráticos discos de 2020, Vox Flora, Vox Fauna. Da segunda é impossível não conhecer a já vasta obra (na música, escrita, performance e artes visuais) com que tem vindo a criar um arquivo sobre a comunidade LGBTIQ+ e aquela que é a sua identidade trans-histórica. Música para libertação dos corpos, a abrir portas para novas epistemologias feministas e queer e outras categorias de identidade.

Ece Canlı é artista, música e investigadora. Na sua prática artística e vocal, explora os estados liminais de corpos agonizados e demonizados, narratividade contrafactual, ‘delinking’ corporal e mental, e expressões extralinguísticas por meio de técnicas vocais estendidas. Colaborou com vários artistas, músicos e coreógrafos internacionalmente e criou bandas sonoras para performances, exposições e trabalhos de vídeo. Atualmente compõe e toca em Nooito (duo com a harpista Angélica Salvi), em LiveLow (banda portuense iniciada por Pedro Augusto) e Cobra’Coral (trio vocal com Catarina Miranda e Clélia Colonna), entre outras criações.

Odete, artista multidisciplinar, desenvolve uma obra que opera no domínio da música, artes visuais, performance e teatro. Ao longo dos tempos tem apresentado criações em diferentes espaços e contextos, do Teatro São Luiz ao MAAT, passando ainda pelos festivais DDD – Dias da Dança e Iminente. Lançou vários discos entre 2018 e 2020, compôs para espetáculos e cinema, colaborou como performer em várias peças, apresentou exposições em nome próprio e lançou o seu primeiro livro de poesia intitulado “The Elder Femme and other Stone Writings”.

Parceiros
Tremor (açores)
Tba (lisboa)

Classificação etária m/6

O Caleidoscópio é uma programação cultural em rede desenvolvida pelas cidades de Braga, Barcelos, Fafe e Guimarães, e apoiada no âmbito do plano Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte) – Programação Cultural em Rede.

Local

gnration
Praça Conde de Agrolongo, 123
Braga, 4700-312 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
+351253142200
View Local Website