O salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga, recebe de março a dezembro de 2022 o ciclo “Clássicos ao Domingo”, praticamente com um concerto por mês da Orquestra Filarmónica de Braga.
Após o sucesso da iniciativa em 2022, a segunda edição repetiu o formato e foi apresentada à imprensa a 22 de março, às 16h30, no salão nobre da Reitoria, com Ana Paula Ferreira, em representação do presidente do Município de Braga, Joana Aguiar e Silva, vice-reitora para a Cultura e Território da UMinho, e Filipe Cunha, diretor musical da OFB.
Os concertos são sempre a um domingo, às 12h00, e incluem obras de compositores conhecidos, além de um solista ou maestro convidado. A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço, sugerindo-se a reserva para orquestrafilarmonicadebraga@gmail.com.
O ciclo “Clássicos ao Domingo” pretende captar e fidelizar o público para a música clássica, divulgar talentos jovens da região e aumentar a oferta cultural num horário diferente. O projeto conta o apoio da Reitoria da UMinho, do Município de Braga e da associação cultural Canto D’aqui, entre outros.