Gesto e Síntese resulta do convite de Supernova Ensemble ao artista Diogo Tudela para desenvolver uma obra que explorasse o espaço artístico entre a performance e a instalação, a música e a new media art.
Depois de exibida em formato instalação, a peça Gesto & Síntese é apresentada na sua dimensão performática adicionando percussão e eletrónica que se debruçam sobre a instrumentalização na construção (criação) de obras de arte de estruturas lógico-matemáticas. Aqui, os objetos expostos são colocados em palco tomando um papel performático onde as tabelas de ondas geradas pelo movimento giratório dos discos tornam-se em mais uma layer nas composições com percussão e manipulação eletrónica ao vivo.
Diogo Tudela é um investigador e programador focado no software crítico, em práticas de simulação, teoria de modelos, geometria, diagramas e mecatrônica. O seu trabalho tem abordado as tecnologias de síntese e manipulação vocal como tácitas de retro-bioengenharia.
Criado em 2022, o Supernova Ensemble é um coletivo artístico dedicado à música inovadora nas áreas performativas, novas media e artes sonoras. Com uma formação artística e musical diversificada, o grupo pretende construir um mundo em que novas ideias sonoras fluam livremente através de géneros e media, incluindo música, teatro, dança, vídeo, eletroacústica, música de câmara, instalações sonoras, etc.
Supernova Ensemble integra o projeto Artista Residente da Circular Associação Cultural.
Criação: Diogo Tudela e Supernova Ensemble
Performance: (a 14 abril) João Dias, José Alberto Gomes, Mário Costa e Diogo Tudela
Desenho de som: Daniel Santos
Direção artística: João Dias e José Alberto Gomes
Coprodução: circular festival e gnration