A carregar Eventos

« Todos os Eventos

MÚSICA: Disposofonia – Acumulação, Organização e Sublimação de Objetos Sonantes

Outubro 15 - 18:00

5,00€

Henrique Fernandes e Gustavo Costa são duas das principais figuras da Sonoscopia, coletivo portuense que se dedica à exploração sonora e às novas formas de expressão musical. Neste concerto, utilizam alguns objetos que têm vindo a recolher ao longo de vários anos, e cujas características sónicas peculiares servem de base para a construção de uma identidade que se procura transformar a todo o instante. Estes objetos são incorporados num ambiente cénico personalizado, que complementa e condiciona de uma forma natural o modo de perceção de todo o complexo conjunto de fontes que circundam o som produzido.

Henrique Fernandes

Formado em contrabaixo pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, Henrique Fernandes desenvolve uma atividade paralela à sua formação clássica nas áreas da improvisação e da música experimental. Foi um dos mais dinâmicos impulsionadores do desenvolvimento da cena portuense a partir da transição do milénio, colaborando e tocando com inúmeros improvisadores e formações como Mécanosphère, Stealing Orchestra, Três Tristes Tigres, Estilhaços, John Zorn´s Cobra, Damo Suzuki ou Fritz Hauser. Nos últimos anos, concentra o seu trabalho na construção de novos instrumentos e na criação de obras sonoras que desenvolve coletivamente com a Sonoscopia. Como criador, foca-se no detalhe sónico dos objetos e dos materiais, desenvolvendo obras onde o som é reforçado por uma forte componente visual.

Gustavo Costa

Gustavo Costa estudou percussão, tecnologias da música, sonologia, composição e teoria musical, concluindo o doutoramento em Media Digitais na Universidade do Porto, sobre o tema da expressividade e interação na música por computador. O seu trabalho como músico e compositor incide na contracultura underground, na música improvisada e eletroacústica. Tocou e gravou extensivamente um pouco por todo o mundo com John Zorn´s Cobra, Mark Stewart, Fritz Hauser, Alfred Harth, Lukas Ligeti, Jamie Saft, Damo Suzuki ou Steve Mackay. É atualmente professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro e professor adjunto convidado na ESMAE, Porto.

Classificação etária m/6

Detalhes

Data:
Outubro 15
Hora:
18:00
Custo:
5,00€
Site:
https://www.gnration.pt/event/disposofonia/

Local

gnration
Praça Conde de Agrolongo, 123
Braga, 4700-312 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
+351253142200
View Local Website