Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

MÚSICA: Falando de Música | Sérgio Pires

20 October, 2023 - 21:30

FALANDO DE MÚSICA – Orquestra Sinfonietta de Braga convida Sérgio Pires

Programa:

Sérgio Azevedo (n. 1968) Sinfonietta (2019)

Aaron Copland (1900-1990) Concerto “para Benny Goodman” (1949)

Joly Braga Santos (1924-1988) Concerto para arcos (1951)

Direção Musical: Alberto Roque

Clarinete Solo: Sérgio Pires

Sérgio Fernandes Pires, nascido em 1995, é um dos clarinetistas artisticamente mais ativos da sua geração.

É atualmente 1o Clarinete na London Symphony Orchestra, 1o Clarinete na Orquestra Musikkollegium Winterthur, e Professor Assistente na “Hochschule für Musik der Stadt Basel”, na Suiça.

Como solista, apresentou-se em palco com a Kammerorchester Basel, Bremer Philharmoniker, Musikkollegium Winterthur, Orchester vom See, Orchestra Filarmonicii de Stat Transilvania, Orquestra Sinfonica de Porto Alegre, Staatsorchester Braunschweig, Sinfonie Orchester Basel, Argovia Philarmonic, Berliner Symphoniker, Schlesische Kammerorchester, Sinfonieorchester Wupperthal, Mannheimer Kammerorchester e Arte Frizzante Orchestra, interpretando obras de W. Mozart, J. Stamitz, C. Weber, G. Rossini, K. Penderecki, F. Danzi, G. Ponchielli, A. Copland, e C. Nielsen. Gravou em 2020 um CD com obras de Schumann, para a editora “Orpheus Classical”, e em 2021 um CD com obras de compositores franceses, para a editora “Clavi”.

Juntamente com os Swiss Chamber Soloists (Heinz Holliger, Felix Renggli, Jürg Dähler..) gravou um CD com obras de Carter para a editora “Genuin”, e estreando mundialmente obras com este grupo. Juntamente com o clarinetista Michael Collins, gravou um CD com música francesa para a famosa editora sueca BIS. Gravou ainda com o seu grupo “Ensemble Confoederatio” para a editora MDG, um CD com obras de Poulenc.

Começou os seus estudos com 8 anos, e em 2007 ingressou na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em Guimarães, onde estudou na classe do Prof. Vitor Matos, até 2013. Foi então que ingressou na “Hochschule for Musik der Stadt Basel”, na classe do Prof. François Benda, onde terminou a Licenciatura e 2 Mestrados (Performance e Solista), ambos com distinção máxima.

Sérgio Pires é Artista Selmer (Clarinetes modelo “Recital”) e Artista Silverstein (Cryo4).

Comentários

Venue

Conservatório Calouste Goulbenkian
Rua da Fundação Calouste Gulbenkian, 236
Braga, Braga 4710-394 Portugal
+ Google Map
Phone
253 600 540
View Venue Website