Ryoichi Kurokawa
Subassemblies
Em subassemblies, ruínas físicas são renderizadas digitalmente utilizando uma combinação de dados de imagem 3D, imagens térmicas e filmagens. O trabalho recorre a filmagens de formas arquiteturais em vários estados de degradação, juntamente com interpretações digitalizadas de ruínas, criando ‘uma realidade híbrida que, através das suas camadas de ordem e desordem, renova a linha temporal aceite pela história e expõe as forças da natureza e da arte através das suas possibilidades combinadas”.
subassemblies explora a poderosa relação entre os edifícios e o seu ambiente, as estruturas feitas pelo homem e a natureza. Também articula o papel combinado do ser humano e dos meios digitais na produção e compreensão do espaço; o crescente envolvimento de algoritmos na definição do que é construído, como as estruturas são reparadas, e talvez o que constitui uma ‘ruína’.
O artista japonês Ryoichi Kurokawa é um verdadeiro poeta do cinema transformador, transfigurando poeticamente as representações analógicas da natureza em fluxos digitais de imagens e emoções vertiginosas. A precisão arquitetónica das suas imagens sensivelmente sincronizadas e fragmentadas, colocadas lado a lado na nossa retina, tende a deslocar a persistência da memória desfocada sob o efeito de uma luminosidade sem limites. O sincronismo sonoro e visual é fundamental nas obras de Kurokawa. Ryoichi considera tanto o elemento áudio como o visual como vetores diferentes de uma peça única e insiste que têm de fluir juntos para entrar em colisão ao mesmo tempo.
Espetáculo audiovisual
2019
Projeção HD / som de 4 canais / 16 canais luz strobe / HD projection | 4.1ch sound | 16ch strobe light
45’00’
Concepção, direção, composição e programação: Ryoichi Kurokawa
Produtor: Nicolas Wierinck (Archer & Weaver)
Coprodução: LOXOSconcept (Matera 2019), MUTEK, Stereolux/Scopitone, TodaysArt
Agradecimentos: FUTUR 21 / LWL and LVR industrial museums
Produzido por Studio RYOICHI KUROKAWA