A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

MÚSICA: Julho é de Jazz | Mané Fernandes + Living With a Couple

Julho 15 - 22:00

7,00€

Mané Fernandes

Nos últimos anos, o jazz contemporâneo criado em Portugal tem vindo a encontrar-se cada vez mais com as fronteiras do hip-hop e da eletrónica, demonstrando o fulgor da sua modernidade e versatilidade, mas sobretudo transpondo-se em ritmo e groove. Reflexo dessa contínua fusão e procura de novos caminhos ritmados é o novo trabalho do guitarrista, compositor e improvisador portuense Mané Fernandes.

Radicado em Copenhaga, cidade que nos últimos quatro anos o acolheu e assistiu à criação de Enter The sQUIGG (Clean Feed Records, 2022), o aclamado segundo e mais recente disco da sua curta carreira, Mané Fernandes estudou com Petter Eldh, na Rhythmic Music Conservatory. Através das visões rítmicas do contrabaixista e produtor, e do estudo aprofundado da “Teoria Geral do Ritmo” de Malcolm Braff, Fernandes desenvolveu o que ele chama de Estética Pós-Beat, um encontro com o improviso na música “beat” de LA. Em 2014, já essa estética pessoal poderia ser ouvida em Bouncelab (Carimbo Porta Jazz), o seu primeiro disco, uma simbiose desconcertante e fresca de hip-hopjazz, eletrónica e funk, que revelava uma promissora carreira para os olhares mais atentos. No novo disco, cita Flying Lotus, Busta Rhymes e John Coltrane como influências, que cruza, mistura e torce com liberdade e honestidade em favor da sua personalidade musical. Gravado em dois dias e cozinhado lentamente ao longo de cinco meses em Copenhaga numa espécie de casa “coletivo hippie” dos anos 70, com a cumplicidade dos companheiros Luca Curcio (contrabaixo) e Simon Olderskog Albertsen (bateria), Enter The sQUIGG explora o universo dos micro-ritmos, o método de gravação ao vivo seguido de ideias produzidas em estúdio, com foco no som e no papel da bateria. Um disco pensado de uma ponta à outra que é um bálsamo na música portuguesa e que deve ser experimentado ao vivo.

Mané Fernandes – guitarra, eletrónicas
José Soares – saxofone alto
João Barradas –  acordeão midi
José Diogo Martins – piano, teclados
Luca Curcio – contrabaixo, baixo
Simon Albertsen – bateria drums

Living With a Couple

Living With a Couple são Leonor Arnaut, João Carreiro e João Pereira. Frente ativa de uma nova geração de improvisadores nacionais, partilham uma cumplicidade quase familiar que ecoa na sua relação musical. O que tocam nasce de ideias músicas e vivências do dia-a-dia que partilham juntos. O aparecimento deste grupo foi tão pouco ponderado como inevitável. Depois de concerto único a convite do TBA, em Lisboa, onde se juntaram ao artista visual Lourenço Soares e a Jerry the Cat, experiente percussionista de Detroit, produtor, DJ e membro de Gala Drop e Loosers, o trio segue agora para um concerto no Julho é de Jazz.
Leonor Arnaut é uma das mais refrescantes vozes do jazz nacional. Exploradora exímia da voz como instrumento, encontramos Arnaut já ao lado de Mariana Dionísio, no supergrupo Montanhas Azuis, de Bruno Pernadas, Marco Franco e Norberto Lobo, em Chão Maior, com este último, Ricardo Martins, Yaw Tembe, João Almeida e Yuri Antunes, e, mais recentemente, em Fumo Ninja, com Raquel Pimpão e também com Lobo e Martins.

João Carreiro é um guitarrista lisboeta com formação jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa. Ao longo do seu percurso estudou com diferentes nomes da nossa praça como André Fernandes, Gonçalo Marques ou Afonso Pais, tendo partilhado oficinas com músicos Peter Bernstein, Dave Holland, Miles Okazaki ou Ohad Talmor. Atualmente foca-se na composição e na improvisação em diferentes formas, do idiomático ao abstrato e experimental, resultando em vários projetos entre o jazz e improvisação livre.

João Pereira é um jovem baterista português com formação jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa. Colabora e integra grupos como Ricardo Toscano Quarteto, ¡GOLPE!, Centauri, Practically Married ou, mais recentemente, Peachfuzz, que partilha com João Almeida (trompete) e Norberto Lobo (guitarra). O seu nome surge ainda ligados a projetos como André Fernandes, Sara Serpa, Filipe Melo Trio, André Santos Quarteto ou Quinteto M. Hulot.

Leonor Arnaut – voz
João Carreiro – guitarra 
João Pereira – bateria

Detalhes

Data:
Julho 15
Hora:
22:00
Custo:
7,00€
Site:
https://www.gnration.pt/event/mane-fernandes-living-with-a-couple-julho-e-de-jazz/

Local

gnration
Praça Conde de Agrolongo, 123
Braga, 4700-312 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
+351253142200
View Local Website