É da vontade de criar um projeto de edição fonográfica que promova a aproximação entre músicos — e que em grande parte dos casos nunca anteriormente tenham trabalhado juntos — que surge o encontro entre a “instituição” Mão Morta e o saxofonista Pedro Sousa. A feliz ideia coube a André Tentugal, músico, produtor e realizador, e a Henrique Amaro, locutor da Antena 3, que através da “Esfera” deram ainda a conhecer colaborações entre Sensible Soccers e Carlos Maria Trindade ou Joana Gama e Angélica Salvi, duas das cinco “misturas” de nomes de referência da praça musical nacional. Da sessão de gravação entre o grupo de Braga e o artista de Lisboa resultaram três temas, editados em vinil, com tiragem limitada, mas abriram-se também portas para um outro desafio: um encontro ao vivo promovido através de uma coprodução com a Culturgest.
Pedro Alves Sousa é figura ativa e referente no universo da música improvisada em Portugal. Já o vimos e ouvimos ao lado de Gabriel Ferrandini, Thurston Moore, Black Bombaim, RP Boo, Miguel Mira ou Hernâni Faustino. Em colaborações ou sozinho em palco, percebemos que é um músico de irreverência própria e de um combustível inesgotável. A par de Rodrigo Amado e Ricardo Toscano, nomes com quem também já partilhou palco, é também porta-estandarte de um saxofone sem controlo que o país tem para dar à música além-fronteiras.
É a irreverência que vemos no jovem Pedro Sousa que se espelha também na carreira de quase quatro décadas de Mão Morta — e talvez seja aqui, na irreverência, onde resida o ponto de combustão que pareceu óbvio para a ignição editorial da Esfera. Autores de um percurso singular, constantemente propondo-se ao desafio e à transgressão, os Mão Morta não são partido que case com qualquer um, mas quando casam, casam para sempre. Que o diga Pedro Sousa, agora parte deste poliamor.
Adolfo Luxúria Canibal – voz
Miguel Pedro – eletrónica, bateria, percussões
António Rafael – eletrónica, teclas, guitarra
Vasco Vaz – guitarra
Ruca Lacerda – guitarra
Rui Leal – baixo
Pedro Sousa – saxofone, eletrónica
Classificação etária m/12