Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

MÚSICA: Prétu (xullaji)

June 1 - 21:30

12,00€

Com muito para dizer e um beat para o contar, prétu dá a voz ao manifesto pan-africanista de Nuno Santos, mais conhecido como xullaji ou Chullage. Mais do que um novo pseudónimo, prétu é um afronauta que navega as origens e estéticas africanas juntando-as às influências da música eletrónica para expressar o pensamento sobre descolonização, desigualdades e o contexto político de África e da sua diáspora. 
Filho de pais cabo-verdianos, xullaji é uma figura incontornável do hip hop lusófono, aplaudido não só pelo lirismo afiado como pela veia interventiva e o ativismo político. prétu 1 – xei di kor é o mais recente trabalho do músico e um dos discos do ano para a grande maioria das publicações nacionais. É também um trabalho assumidamente político. Nas samples encontramos a música de intervenção cabo-verdiana, guineense e angolana, coisas que Santos foi descobrindo em discos que comprava ou roubava aos tios. Ouvimos Os Tubarões, Bonga, Tcheka, Vadú, David Zé e Princezito. Ouvimos Amílcar Cabral. E à música africana, ao batuku e quilapanga, juntam-se sonoridades como dub e hip hop, numa abundância afro-futurista em que se fala de pan-africanismo, descolonização e amor.
Todos estes influxos tiveram sempre lugar na arte de xullaji, mas assumem a dianteira em xei di kor. Um trabalho incessante que começou a ser delineado na década de 2010 e do qual ouvimos a primeira canção em 2019. Numa dedicatória às mulheres que o fizeram entender a luta no feminino, “Fidju Maria“, com Dino D’Santiago, foi o cartão de visita deste manifesto que chegou finalmente em 2023 com a promessa de que prétu não ia “deixar ficar nada retido na laringe”. 

Comentários

Details

Date:
June 1
Time:
21:30
Cost:
12,00€
Event Category:
Website:
https://www.gnration.pt/event/2024/xullaji/

Venue

gnration
Praça Conde de Agrolongo, 123
Braga, 4700-312 Portugal
+ Google Map
Phone
+351253142200
View Venue Website