A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

MÚSICA: Recital de Guitarra por Sandro Rodrigues

Maio 28 - 17:00

FANTASIA
A definição da palavra é um tanto aberta nos vários campos. Música, poesía, teatro, etc.: todos estão de acordo num sinónimo ou definição: Imaginação. O objetivo deste concerto não é simplesmente demonstrar a beleza do repertório, mas sim levar o público a um estado onde possa viver, reviver ou construir novas histórias ou pensamentos, usando a imaginação em relação com a música – Fantasia, de Marco Ramelli, é um pequeno prelúdio que desenvolve a partir de um simples intervalo de meio-tom. Este intervalo converte-se num elemento gerador de gestos melódicos cada vez mais expressivos. Na sua brevidade, a composição investiga estas atmosferas através da exploração do potencial tímbrico e polifónico do instrumento.
As 12 Fantasias para Viola da Gamba sem baixo de G. P. Telemann foram compostas como um método de investigação das características e possibilidades do instrumento, para que o compositor pudesse escrever mais tarde os seus Quatours Parisiens, para violino, flauta, viola da gamba e cravo. Sendo que existem várias semelhanças a nível técnico e organológico entre a guitarra e a viola da gamaba, Sandro embarcou nesta aventura de transcrever as 12 Fantasias para guitarra.
Fantasie Élégiaque é a reflexão do processo pelo qual passa o ser humano depois de perder alguém querido – luto. A última grande obra de Fernando Sor é uma elegia a Charlotte Beslay, uma pupila do grande compositor romântico, que morreu durante o parto. O impacto da tragédia foi tão grande que Sor escreveu esta triste fantasia. “Charlotte! Adieu!”
Joan Manén foi um compositor catalão, cujo trabalho inclui sinfonias, óperas e outras obras de grandes dimensões. Fantasia-Sonata Op. A 22 é a sua única obra para guitarra, em grande escala, num único andamento que dura cerca de 18 minutos, com uma grande margem de expressão. É uma obra virtuosa, mas não ostentosa, e as suas exigências consideráveis justificam a sua ausência no repertório da maioria dos guitarristas.

28 maio 2022 > 17H

Ingresso pago


Programa

Marco Ramelli

Fantasia I para Viola da Gamba (TWV 40:26)*
G. P. Telemann (1681-1767)

Fantaisie Élégiaque Op.59
F. Sor (1778-1839)

Fantasia IV para Viola da Gamba (TWV 40:29)*
G. P. Telemann (1681-1767)

Fantasia-Sonata Op. A-22
J. Manén (1883-1971)

*transcrição para guitarra de Sandro Rodrigues 

Biografia 
Sandro Rodrigues nasceu a 8 de junho de 1996, na cidade de S. João da Madeira, Portugal. Começou a estudar guitarra, oficialmente, aos 10 anos de idade, na Academia de Música de S. João da Madeira,
com o professor Carlos Moreira.
Em 2011 ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, onde estudou com o professor Tiago Emanuel Cassola durante três anos. Em 2014, viajou para Saragoça para estudar no Conservatório Superior de Música de Aragón, com os mestres Pedro Mateo e Àlex Garrobé. Também estudou Instrumentos de
Corda Dedilhada com o teorbista Daniel Zapico.
Após a sua jornada em Espanha, Sandro mudou-se para os Países Baixos para complementar os seus estudos com o Maestro Carlo Marchione, terminando o seu Mestrado com a nota máxima e distinção.
Durante a sua carreira, estreou obras de compositores como Nuno Peixoto, Bernardo Pérez e Alberto Caracciolo. Sandro Rodrigues participou em masterclasses de grandes guitarristas como Ricardo Gallén, Judicael Perroy, Dejan Ivanovic, Marco Socías, Marlon Titre, Marco Smaili, Petrit Çeku, José Antonio Escobar, Michailis Kontaxakis, Rafael Aguirre, Roberto Aussel e muitos outros.
Recentemente, Sandro lançou o seu CD de estreia “FANTASIA” com as suas próprias transcrições para guitarra das XII Fantasias para Viola da Gamba de G. P. Telemann, com a editora COBRA Records.

Detalhes

Data:
Maio 28
Hora:
17:00
Site:
http://www.mns.uminho.pt/files/midle_concert_srodrigues.html

Local

Museu Nogueira da Silva
Avenida Central, 61
Braga, Braga 4710-228 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
253601275
View Local Website