Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

MÚSICA: Rodrigo Amado “The Bridge”

April 5 - 21:30

7,00€

Rodrigo Amado é uma força indiscutível no universo do jazz moderno. Destacado como um dos grandes nomes da música de improvisação europeia, o saxofonista português figura recorrentemente nas listas de melhores músicos jazz do mundo: em 2023, foi eleito pela prestigiada El Intruso International Critics Poll como o melhor saxofonista tenor, numa lista que contava com músicos como James Brandon Lewis, Charles Lloyd e Ingrid Laubrock. Com uma técnica imaculada e uma expressividade sonora fascinante, Amado é um mestre do saxofone que abraça toda a liberdade que o free jazz e a música de improvisação lhe possibilita. “Se estamos a trabalhar do nada, podemos estar focados a 100% no momento”, contava o músico ao Bandcamp Daily, em 2018.
Seja a solo, em trio ou quarteto, Rodrigo Amado destaca-se em todos os contextos e formações. Ativo há quase duas décadas, encabeça Motion Trio, com Miguel Mira e Gabriel Ferrandini, integra o Humanization 4tet, com Luís Lopes, Aaron Gonzalez e Stefan Gonzalez, e lidera o muito celebrado This Is Our Language Quartet, com os norte-americanos Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano.
Para este concerto, Rodrigo Amado dá-nos a conhecer uma nova formação que se apresenta como “The Bridge”, título do icónico disco de Sonny Rollins, lenda viva do saxofone, a quem presta homenagem com o batismo do nome do quarteto. “The Bridge” é uma ponte entre várias línguas, origens e gerações, todas unidas através da improvisação, onde Amado reúne três das maiores figuras da música improvisada europeia: o pianista alemão Alexander von Schlippenbach, que conta com quase sessenta anos de carreira e inúmeras formações chave da história do free jazz europeu; o contrabaixista e compositor norueguês Ingebrigt Håker Flaten, improvisador que tem estado na vanguarda da música criativa desde a década de 90; e o lendário baterista norte-americano Gerry Hemingway, que desde o final dos anos 70 tem acompanhado Evan Parker, Cecil Smith, Derek Bailey, Anthony Davis, Wadada Leo Smith, entre muitos outros. Um verdadeiro quarteto de luxo que, em outubro de 2023, nos presenteou com Beyond the Margins (Trost Records), disco que serve como cartão de visita para o que veremos no imperdível concerto desta formação.

Rodrigo Amado saxofone saxophone
Alexander Von Schlippenbach piano
Ingebrigt Håker Flaten contrabaixo doublebass
Gerry Hemingway bateria drums

Comentários

Venue

gnration
Praça Conde de Agrolongo, 123
Braga, 4700-312 Portugal
+ Google Map
Phone
+351253142200
View Venue Website