Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

MÚSICA: Steve Gunn & David Moore / Tiago Sousa

February 23 - 21:30

12,00€

Os caminhos do guitarrista Steve Gunn e do pianista David Moore entrelaçaram-se pela primeira vez em 2021. Ambos a viver em Brooklyn, acompanhavam o trabalho um do outro há vários anos e sem nunca se terem cruzado. Mas um encontro entre estes dois elogiados nomes da música atual era inevitável. Depois de lançar Other You (2021), Steve Gunn convidou um conjunto de artistas para reinterpretar canções suas, entre os quais Bing & Ruth de David Moore. A partir dessa primeira colaboração, os músicos começaram uma série de sessões de improvisação remotas que culminaram em estúdio. Let the Moon Be a Planet surgiu de forma quase natural, sem nunca haver o compromisso de criar um disco. Este trabalho é uma ode à experimentação e à improvisação, em que Gunn e Moore estabelecem um diálogo íntimo.

Reconhecido guitarrista e compositor, Steve Gunn é um dos músicos mais louvados da sua geração. Em nome próprio, editou seis discos, elogiados pela forma como desconstruía as sonoridades e tradições da folk e da americana. Com formação em piano, David Moore é o líder do ensemble contemporâneo Bing & Ruth. O músico chegou às bocas do mundo com o disco Tomorrow Was The Golden Age (2014), referenciado como um dos melhores trabalhos ambient de sempre. Este sucesso levou-o a assinar com a 4AD, casa onde lançou mais dois discos.

Guitarist Steve Gunn and pianist David Moore get together for an ode to experimentation and improvisation.

Tiago Sousa

Na mesma noite, o compositor, pianista e organista Tiago Sousa apresentará um concerto ao órgão e piano. Articulando a composição contemporânea com o minimalismo, o músico português tem sido presença ativa na cena nacional desde 2006. Para além de álbuns como Oh Sweet Solitude (2020) ou Ripples on the Surface (2022), Tiago Sousa tem também explorado o órgão elétrico. Na série Organic Music Tapes, cujo terceiro volume foi apresentado recentemente na Casa da Música, o músico explora técnicas de composição inauguradas pelo minimalismo americano de Terry Riley, Steve Reich ou Philip Glass.

Comentários

Venue

gnration
Praça Conde de Agrolongo, 123
Braga, 4700-312 Portugal
+ Google Map
Phone
+351253142200
View Venue Website