Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

MÚSICA: Vozes do 25 de Abril

April 24 - 18:30

A editora MNEMÓNICA foi criada em 2022 com o objetivo de editar discos em vinyl de vozes e poesia lida pelos seus autores, uma prática regular entre as décadas de 50 e 90 em Portugal.

Fundada em Paredes de Coura em 2022 por Paulo Pinto e Susana Vassalo, ele realizador e ela arquitecta, baseou-se na prática lançada em Portugal pela editora Orfeu. 1956 foi o ano em que Arnaldo Trindade, na altura proprietário de uma loja de eletrodomésticos na Rua de Sta Catarina, Porto, cria um estúdio nas traseiras dessa loja e lança a Orfeu. O primeiro disco de prosa, editado em 1958, é uma gravação de Aquilino Ribeiro a ler um excerto da obra “Malhadinhas”. No vasto currículo de edições de discos “shellac” com leituras de poesia e prosa, estão Miguel Torga, José Régio, Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina Bessa-Luis, Eugénio de Andrade, Rita Olivaes, Daniel Filipe entre muitos outros nomes da literatura portuguesa.

A Orfeu na década de 60 lança-se na edição musical e edita as primeiras e mais importantes obras de artistas da língua portuguesa: José Afonso, Vitorino, Adriano Correia de Oliveira, Tonicha, Fausto, Sérgio Godinho, Quinteto Maria João, Paulo de Carvalho etc. Arnaldo Trindade editou dezenas de discos antes de 1974. Aliás, “depois do adeus” e “Grândola vila morena”, as “senhas” do 25 de Abril, foram editadas por ele.

A editora Mnemónica inspira-se no legado da Orfeu para fazer algo que já foi feito, mas que deve voltar a existir.

Comentários

Details

Date:
April 24
Time:
18:30
Event Category:
Website:
https://centesima.com/agenda

Venue

Livraria Centésima Página
Avenida Central, 118-120
Braga, 4710-229 Portugal
+ Google Map
Phone
253267647
View Venue Website