Sessão de narração oral contada e cantada para crianças e famílias
Adaptação do conto de E.E. Cummings (Ed. Ponto de Fuga) I Estefânia Surreira
Narração, canto e Kalimba I Estefânia Surreira
Público-alvo I crianças a partir dos 2 anos e famílias
Duração da sessão I 30 mn
Contos de enCANTAR
A casa que comeu tarte de mosquito
Era uma vez uma casa alta e vazia que tinha muitas janelas. Não vivia lá ninguém porque ficava no cimo de um monte muito alto, longe de tudo. A casa não tinha ninguém com quem brincar a não ser a manhã, ninguém com quem conversar a não ser a noite. Claro que havia a tarde, mas a tarde raramente se aproximava da casa porque estava ocupada a pôr a lua na cama. E também havia a noite, mas do que a noite gostava era de passear por entre as estrelas.
O canto, acompanhado pelo ternurento embalar da Kalimba, transportará o público até ao mundo enCANTADO de E.E Cummings. Este é um conto jubiloso, em que a alegria da linguagem nos leva a mergulhar na magia eterna do brincar, para descobrirmos o aconchego de uma maravilhosa casa-ninho e as delícias inesperadas de uma tarte de mosquito.
Apaixonada por literatura e ilustração para a infância, Estefânia Surreira frequentou a Pós-Graduação em Livro Infantil, na Universidade Católica de Lisboa, com a professora Dora Batalim. Iniciou, em 2014, o seu percurso de contadora de histórias, criando o projeto As tartarugas também voam, pondo a narração oral no centro do seu trabalho. Dedica grande parte do seu tempo ao estudo do canto lírico, sendo o canto A Capella um “ingrediente” essencial na narração das suas histórias. Tem realizado sessões de promoção e mediação da leitura em escolas e bibliotecas, trabalhando com álbum ilustrado.
Fez formação em Técnicas de Introdução ao Teatro, com os atores residentes do Teatro Oficina, tendo participado posteriormente em projetos teatrais do Coletivo Cão Danado e nos recitais encenados do Sindicato de Poesia de Braga. É vocalista do grupo de música experimental NyX Kaos, criado em 2011, em parceria com os músicos Marco Pereira e Eliana Veríssimo. Criou, com o amigo e narrador Vítor Fernandes, o projeto Dois dos Montes.