Integrando o programa de residências artísticas do gnration enquanto estrutura de apoio à criação, o Coletivo Loa leva a cabo o desenvolvimento de Nkisi, projeto musical e performativo híbrido, que procura dialogar com cosmogonias, cultos e rituais, tendo especial foco na música e na dança mediadas por dispositivos robóticos de luz e som. Partindo de diversas residências artísticas para a construção do espetáculo, caberá a Braga o momento de encontro entre o processo composicional do som, a portabilidade da luz e a interação com a composição coreográfica dos intérpretes.
Assente num pensamento e investigação sobre arte africana e religiosidade afro-atlântica, e os seus desdobramentos presentes nas fricções globais e nacionais, Nkisi é uma intervenção de teatro e dança cronopolítica. A temática abordada convida à reflexão crítica sobre questões cruciais para as sociedades contemporâneas: pensamento pós-colonial, direitos humanos, relações de dominação norte-sul e o confronto com a alteridade.
Coordenação Artística: Gil Mac | Assistência de Encenação: Rodrigo Malvar | Investigação: Gonçalo Mota e Ana Stela Cunha | Direção Musical / Composição / Construção: Tiago Ângelo | Desenho de Luz: Nuno Patinho | Coordenação de Produção: Liliana Abreu | Intérpretes: Ana Rita Xavier, Cláudio Vidal, Dori Nigro e Oirana Moraes | Coprodução: A Oficina | Parceiros: Gnration, Oficinas do Convento, Circolando e Sonoscopia | Um Projeto: Mafagafa – Associação para a Promoção Cultural