Neste workshop os participantes são desafiados a desenvolver um código audiovisual colaborativo num ambiente peer-to-peer, programado em JavaScript. O objetivo é que cada um desenvolva o seu próprio conjunto de funções de programação que possam interagir com material audiovisual (som e imagem). Este material dará depois origem a uma jam session online, criada e apresentada pelos formadores.
Este workshop faz parte de uma pesquisa dos artistas que reflete como os limites da linguagem são decretados por meio de ambientes de computação e da sociedade em geral.
Joana Chicau é designer gráfica, programadora e investigadora, com um percurso na área da dança. Na sua prática artística liga os ambientes e linguagens de programação com a coreografia. A sua investigação baseia-se na interseção entre corpo e ambientes construídos, desenhados e programados, procurando uma abertura de caminhos onde as ciências digitais se tornem mais acessíveis ao público. Tem organizado e participado em eventos com performances que envolvem programação de código colaborativa a partir de vários locais, improvisação algorítmica, debates abertos sobre igualdade de género e ativisimo.
Renick Bell é um músico, programador e professor americano baseado em Tóquio, reconhecido como um dos pioneiros da música codificada ao vivo, incluindo algoraves, e pelos seus lançamentos de música algorítmica. Bell cria a sua música a partir de um sistema de codificação ao vivo, Conductive, que ele próprio desenvolveu.