Na sociedade atual é impensável viver sem tecnologia. A tecnologia influencia fortemente o nosso modo de vida e condiciona hábitos e comportamentos. Devido à sua evolução constante torna-se uma mais valia manter um nível de conhecimento atualizado que nos permita perceber a forma como atua, como interage e como a usar ativamente. Ao longo dos nossos workshops, tendo estes pontos como partida, iremos explorar a tecnologia e as suas aplicações em diferentes contextos, recorrendo à plataforma de Arduíno e a outros aplicativos que a possam complementar.
O Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrónica de hardware livre, e de baixo custo, que permite criar as mais variadas aplicações de forma rápida e simples. De uma forma simplista, podemos dizer que se trata de um microprocessador capaz de recolher e avaliar diferentes informações (dados) do ambiente externo, processar os dados recolhidos e reagir em tempo real com ações físicas previamente programadas. A programação é feita numa interface simplificada com sintaxe muito semelhante à da linguagem de programação C e C++.
Neste workshop vamos abordar uma área da robótica que surgiu para satisfazer necessidades da indústria. Contudo, a cada dia que passa encontramos novas aplicações nas mais variadas áreas, desde a medicina à culinária. Vamos construir e programar um braço robótico para descobrir uma variedade de aplicações no dia a dia. Pretende-se que os participantes compreendam melhor as aplicações e vantagens no uso deste tipo de robôs, mas também as suas limitações.
Formadores: Sérgio Branco
Público-alvo: alunos, criadores, artistas, professores, formadores, público em geral
Faixa Etária: dos 16 aos 30 anos
Limite de Participantes: 20 participantes (mínimo de 8)
Nota: inclui utilização gratuita do kit arduíno – computação física
Recursos necessários aos participantes: computador portátil