A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

WORKSHOP: Gnration Plus – Autogestão na Produção Musical

Junho 5 - 10:00 / 13:00

Um curso de capacitação para circulação de bandas e músicos

Os tempos de exceção que vivemos criaram, nos últimos meses, um novo conjunto de desafios para todos aqueles que trabalham, a tempo inteiro ou parcial, no mundo da música. Imposições de lotação, limitações horárias e regras de circulação e cruzamento vieram alterar a cartografia de eventos, salas de espetáculos e espaços de apresentação em Portugal e, com isso, a atividade regular de agentes e bandas. Com a chegada do um novo ano, é cada vez mais importante a profissionalização do sector,  sendo  um caminho essencial para a sua recuperação e sustentabilidade.

Entender as regras formais e informais de funcionamento do chamado “meio da música”, conhecer os tempos que marcam a programação dos diferentes espaços e eventos que compõem o circuito de atuações ao vivo em Portugal e organizar uma estratégica 360 para o lançamento, promoção e circulação de projetos são, hoje, ferramentas cruciais para aqueles que se querem manter à tona da tempestade.

Neste curso acompanhamos, passo-a-passo, as diferentes fases do processo de agenciamento de artistas, desde a criação de ferramentas apelativas e funcionais, até às dicas de contacto com instituições e programadores e a calendarização de ações.

Objetivos

-executar com competência e autonomia as tarefas e ações relativas ao agenciamento e circulação de artistas;

– identificar oportunidades de ação na área;

– reconhecer as metodologias de criação e gestão de meios de programação e curadoria;

– identificar e dominar a linguagem e especificidades da área, sendo capaz de interpretar oportunidades de criação e implementação de projetos

Destinatários

– profissionais do meio da música e curiosos interessados nas áreas de agenciamento e promoção de eventos;

– bandas e músicos que queiram potenciar de forma independente a sua atividade;

Márcio Laranjeira

Márcio Laranjeira, natural de Barcelos, iniciou a sua formação académica na área do Design de Comunicação, o que lhe valeu algumas experiências profissionais em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na The Engine Room em Londres, Reino Unido e no Centro de Design do Recife no Brasil. Em 2009 junta-se à Lovers & Lollypops, assumindo o papel de direção artística na estrutura e nos festivais TREMOR e Milhões de Festa. Além de programador é também responsável pelo agenciamento de artistas nacionais e internacionais como Boogarins, Altin Gun, Jacco Gardner ou Killimanjaro.

Paralelamente ao trabalho desenvolvido na Lovers & Lollypops, desde 2011 tem desenvolvido atividade de relevo na formação das Indústrias da Música, como docente convidado na pós-graduação de Gestão nas Indústrias da Música no Instituto Politécnico de Coimbra em 2017, tutor no programa da União Europeia JUMP, e desde 2019 até ao presente, coordenador do curso de Music Business na Arda Academy no Porto.

 

Inscrições em autogestaoproducaomusical@gmail.com

Detalhes

Data:
Junho 5
Hora:
10:00 / 13:00
Site:
https://www.gnration.pt/event/gnration-plus-autogestao-na-producao-musical/