Lá no alto dos montes sobranceiros à cidade de Braga, três santuários impõem-se na paisagem: o Santuário do Bom Jesus do Monte, o Santuário de N.ª Sr.ª do Sameiro e o Santuário de Santa Maria Madalena. São, não só lugares maiores de culto religioso, mas também espaços de eleição para o lazer e para o descanso.
Aqui, a excecional riqueza arquitetónica e histórica tem correspondência com uma envolvente natural encantadora que junta a mata do Bom Jesus, manchas de floresta autóctone e panorâmicas que abrangem a cidade de Braga e toda a região envolvente até ao oceano Atlântico.
O Caminho dos Santuários convida a uma caminhada entre estes três santuários, num percurso linear, com baixa dificuldade, podendo ser percorrido na totalidade ou em parte. Calcorrear trilhos florestais, muitas vezes entre carvalhos e sobreiros, promete proporcionar uma experiência única que combina história, património e natureza.
Pontos de Interesse
1- Santuário do Bom Jesus do Monte (41.554686;-8.377258)
2- Mata do Bom Jesus do Monte
3- Floresta autóctone
4- Santuário de Nossa Senhora do Sameiro (41.541876 -8.369997)
5- Parques de Merendas
6- Alto do Monte Frio
7- Sobreiral
8- Santuário de Santa Maria Madalena (41.522128 -8.387875)
Dados Técnicos
Distância – 6,0km
Tempo – 2h10m
Dificuldade – 2/5 Fácil
Desnível positivo – 227m
GPS – tiny.cc/csantuarios
Conteúdo gentilmente cedido por Câmara Municipal de Braga e Bonus ITINERIS
Para uma experiência otimizada, aceda ao Guia GPS dos percursos e às interpretações em tempo real, através da app mobile “Percursos de Braga”. Disponível para download aqui, na App Store ou aqui, na Google Play Store.