A poucos metros do fundo da Av. da Liberdade, junto ao rio Este, uma pequena fonte com dois galos gravados na pedra dá o nome ao Sítio dos Galos. Este é um local onde resistiram ao tempo diversas construções rurais em granito, onde se inclui um moinho, preservando a memória de um mundo rural à porta da “Cidade dos Arcebispos”.
É no contraste entre esta ruralidade de outrora e o mundo urbano de hoje, contemplável a partir da ampla panorâmica do topo do monte do Picoto, que se desenrola este percurso, procurando percorrer uma envolvente natural que abrange os parques do Picoto, da Ponte, das Camélias, bem como a Ecovia do rio Este.
Aos caminhantes sugere-se um olhar atento aos detalhes que surgem ao longo do percurso, quer relacionados com o património como também com a fauna e com a flora. Caso existam feiras a decorrer no Parque de Exposições, sugere-se que, de acordo com o mapa, seja evitado o Parque das Camélias.
Pontos de Interesse
1- Parque da Ponte (41.541280; -8.419366)
2- Estádio 1º de Maio
3- Parque das Camélias
4- Margens do rio Este
5- Sítio dos Galos
6- Fonte dos Galos
7- Fonte de Santo Adrião
8- Capela de Santo Adrião
9- Parque do Picoto e miradouro (41.537226;-8.414016)
DADOS TÉCNICOS
Distância – 7,2km
Tempo – 2h30m
Dificuldade – 2/5 Fácil
Desnível positivo – 249m
GPS – tiny.cc/sendagalos
Conteúdo gentilmente cedido por Câmara Municipal de Braga e Bonus ITINERIS
Para uma experiência otimizada, aceda ao Guia GPS dos percursos e às interpretações em tempo real, através da app mobile “Percursos de Braga”. Disponível para download aqui, na App Store ou aqui, na Google Play Store.