Trilho da Encosta do Sol

ITINERIS-trilhos-trilho da encosta do sol-webraga

Nas imediações da Universidade do Minho e do Hospital de Braga, o monte de Vasconcelos e o monte de Pedroso delimitam a zona urbana do concelho e são espaços onde a tranquilidade da floresta contrasta com a azáfama citadina. É o sentir desse contraste o principal convite deste percurso na Encosta do Sol.

O nome deve-o à “ Encosta do Sol ”, encosta onde se desenrolará o percurso e cujo nome evoca o facto de o sol nascer sensivelmente por trás destes montes. A “dois passos” da zona urbana do concelho, o “ Trilho da Encosta do Sol ” não deixa de revelar um conjunto de recantos pouco conhecidos. A Igreja Velha de Gualtar, com os seus elementos românicos e as Sete Fontes são os pontos de maior interesse patrimonial ao longo deste percurso.

Além da aprazível envolvência natural, o monte de Pedroso e o monte de Vasconcelos foram locais de antigos castros que tiravam partido das suas amplas panorâmicas para controlar o território. A isto juntam-se várias ruas, caminhos e carreiros, frequentemente pelo meio da floresta, onde não são raros os avistamentos de aves de rapina, ou em espaços mais tradicionais da freguesia de Gualtar. No total perfazem um percurso com 8,6 km, sem um significativo grau de dificuldade, que permitem uma retemperadora escapadinha do mundo citadino.

ITINERIS-trilhos-trilho da encosta do sol-webraga

ITINERIS-trilhos-trilho da encosta do sol-webraga

 

Pontos de Interesse

1- Igreja velha de Gualtar (41.568911;-8.389347)
2- Sete Fontes (41.571562; -8.399420)
3- Monte de Pedroso
4- Monte de Vasconcelos
5- Largo arborizado de Breias
6- Miradouro

 

Dados Técnicos

Distância – 8,6km
Tempo – 3h20m
Dificuldade – 2/5 Fácil
Desnível positivo – 345m

GPStiny.cc/encostasol

 


Conteúdo gentilmente cedido por Câmara Municipal de Braga e Bonus ITINERIS

Para uma experiência otimizada, aceda ao Guia GPS dos percursos e às interpretações em tempo real, através da app mobile “Percursos de Braga”. Disponível para download aqui, na App Store ou aqui, na Google Play Store.

 

 

Comentários

Outras publicações de We Braga

gnration

gnration: uma casa com vida O gnration é mais do que um...
Ler mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.