Trilho da Santa Marta das Cortiças

ITINERIS-trilhos-trilho santa marta das cortiças-webraga

A 562 metros de altitude, uma pequena capela em devoção a Santa Marta, rodeada de frondosos sobreiros, dá o nome a um lugar de uma ímpar importância histórica: Santa Marta das Cortiças, cujo vasto e transversal património arqueológico, que discretamente ainda se guarda no subsolo, evidencia marcas que remontam ao século VIII a.C.

São dessa longínqua época os mais antigos achados arqueológicos encontrados nas plataformas mais altas da montanha, aos quais se juntam outros, como os vestígios dum castro (que veio a ser romanizado), duma Basílica dos primórdios do Cristianismo datada dos séculos V e VI e do Palácio do Reino dos Suevos, que atestam uma ocupação deste local durante mais de um milénio. Poucos locais haverá historicamente tão significativos e abrangentes, o que se alia a diversos pontos de panorâmica privilegiada sobre a Veiga de Penso e o rio da Veiga em primeiro plano e, em segundo plano, abrangendo um vasta região envolvente a Braga, avistando-se, em dias de céu limpo, o oceano Atlântico por um lado e, na direção de norte, nordeste e leste, as serras minhotas da Cabreira, do Gerês, Amarela, Soajo e Arga.

Ligando a Capela de Santa Marta das Cortiças à Igreja Paroquial de Esporões, entre caminhos florestais, admiráveis caos de blocos e dramáticas paisagens, neste percurso vivenciar-se-á a milenar história de toda a envolvente e contemplar-se-á uma panorâmica especialmente favorável à interpretação e à apreciação do concelho de Braga e região minhota.

ITINERIS-trilhos-trilho de santa marta das cortiças-webraga

ITINERIS-trilhos-trilho de santa marta das cortiças-webraga

 

Pontos de Interesse

1- Igreja Paroquial de Esporões (41.509864; -8.416993)
2- Povoado Calcolítico de Covelinhos
3- Lage Granítica e Panorâmica
4- Vestígios arqueológicos Santa Marta das Cortiças
5- Capela da Santa Marta das Cortiças (41.514518; -8.394978)
6- Afloramentos Graníticos

 

Dados Técnicos

Distância – 7,3km
Tempo – 3h30m
Dificuldade – 3/5 Algo Difícil
Desnível – positivo 382m

GPStiny.cc/smarta

 


Conteúdo gentilmente cedido por Câmara Municipal de Braga e Bonus ITINERIS 

Para uma experiência otimizada, aceda ao Guia GPS dos percursos e às interpretações em tempo real, através da app mobile “Percursos de Braga”. Disponível para download aqui, na App Store ou aqui, na Google Play Store.

 

 

Comentários

Outras publicações de We Braga

Trilho da Morreira

O vale da ribeira de Morreira e o monte da Senhora da...
Ler mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.