Descrever a Capela Árvore da Vida é provavelmente um exercício condenado ao insucesso porque por mais palavras que se lhe dediquem, seria pretensioso esgotar nas impressões pessoais (e subjetivas) de alguém, um local que apela tanto aos sentidos e emoções.
A Capela Árvore da Vida é um organismo vivo: de impressões, opiniões e sensações, que encontra em cada pessoa uma classificação única e impossível de replicar.
Construída com 20 toneladas de madeira, teria levado milhares de pregos se fosse uma construção normal. Como esse não é o caso, foi erigida sem recurso a um único prego porque todas peças encaixam na perfeição numa interdependência global.
A obra é da autoria dos arquitectos André e António Cerejeira e do escultor Asbjorn Andresen mas também de muitos outros contribuidores ativos como os seminaristas e padres do Seminário, artesãos do Minho, e ainda outras individualidades ligadas à pintura, engenharia ou fotografia, numa reunião de esforços que resultaram numa obra ímpar.
O seu nome da Capela provém do Tríptico localizado atrás do altar que representa o mistério pascal: A Paixão, a Morte e a Ressureição. A sua autora: Ilda David.
O altar com pedras reaproveitadas, o teto com uma abertura, as paredes com livros, são tudo metáforas que são apresentadas aos visitantes e que prolongam a duração da visita para além do tempo do tour.
Em jeito de conclusão, a Capela Árvore da Vida é um local diferente do que estamos habituados. Parece mais harmonioso. Calmo. Puro.
Informações úteis
Contacto
Campo de Santiago, 47
4704-532 Braga
+351 253 203 300
preseminarioadulto@fazsentido.pt
Horário – Ano 2023
Todas as sextas-feiras: Das 17h00 às 18h00, entrada livre
Encerra em Agosto