Estádio Municipal de Braga

O Estádio Municipal de Braga é, ao nível desportivo, provavelmente a obra mais icónica da arquitetura e da engenharia nacional.

O jornal Financial Times, maravilhado com a obra, dedicou três quartos de um artigo a falar sobre o estádio, sublinhando a sua subtileza e poder e ainda o facto de estar na “vanguarda de uma nova onda nos estádios de futebol”. Em 2011, Souto Moura, foi galardoado com o “Nobel da Arquitetura”, o prémio Pritzker, e não será pretensioso dizer que esta foi uma das obras que mais contribuiu para essa distinção.

A característica mais singular do estádio que veio substituir o Estádio 1º de Maio e onde joga o Sporting Clube de Braga, é o facto de ter apenas duas bancadas. Quando perguntaram a Souto Moura a razão pela qual pensou o estádio dessa forma, a resposta vem desde a Grécia antiga, onde os teatros tinham apenas uma bancada. Isso permitia que todos os espectadores pudessem ver o espetáculo numa posição privilegiada e central, tal como acontece agora no Estádio Municipal de Braga.

Construído para o Euro 2004, onde acolheu 2 jogos, o Estádio Municipal de Braga é também conhecido por “Pedreira” porque uma das bancadas – a Poente – foi construída na pedreira pré-existente. Esse facto permite que o estádio se insira de forma muito bem conseguida com o ambiente que o rodeia.

A cobertura do estádio, cuja colocação se revelou o maior desafio de toda a empreitada, é inspirada nas pontes construídas pela civilização Inca, no Peru, e encontra-se ligada por cabos de aço que distam entre si 3,75 metros. Outra particularidade é o facto de haver 2 pisos abaixo do relvado. Num dos pisos, os espectadores podem deslocar-se entre bancadas, no outro existe um parque de estacionamento subterrâneo.

Alguns dados (fun facts) sobre o Estádio Municipal de Braga:

  • Volume de rocha escavada: 1.013.515 m³;
  • Volume de saibro escavado: 698.496 m³;
  • Ancoragens: 5.504 m;
  • Pregagens: 724 m;
  • Betão: 88.958 m³;
  • Aço A500 em armadura ordinária:14.772.495 Kg;
  • Aço em perfis e chapas: 100.781 Kg;
  • Aço inox: 107.296Kg;
  • Cofragens: 230.580 m²;
  • Cabos Full Locked Coil em cobertura: 13.736 m (517657 Kg)

estadio-bragaestadio-braga-1estadio-braga-3

Comentários

More from We Braga
São João de Braga 2023 – Programação
Está de volta a maior romaria do país! De 16 a 25...
Read More
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.