Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

Epicentro da história local, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa foi buscar o nome ao marcante arcebispo bracarense. Responsável por estruturantes remodelações urbanísticas na cidade de Braga e o primeiro grande defensor da salvaguarda dos vestígios de “Bracara Augusta” – período de ocupação romana. Tal como quem lhe deu o nome, o Museu garante simultaneamente a memória da identidade do território em que se encontra, e dinamiza as questões do presente enquanto agente de construção do futuro coletivo.

Capaz de nos fazer viajar pelo paleolítico, neolítico e idade do ferro até à destacada sociedade romana – é o local o indicado para rapidamente apreender que cidade e região são estas e como se desenvolveram.

Dispõe de uma coleção riquíssima trabalhada por uma equipa de historiadores, arqueólogos e técnicos capazes de catalogar, conservar e apresentar a todos a história que nos acompanha e que se encontra sob os nossos pés.

À coleção local formada ao longo dos últimos séculos, juntou-se (22 de outubro 2021) agora a Coleção Bühler-Brockhaus – cerca de 300 peças de Arte Clássica. Doação de um casal alemão residente em Portugal – Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus – que encontrou na cidade de Braga, as condições técnicas e tecnológicas ideias para abrigar a faustosa Coleção, originária dos berços da Antiguidade Clássica. Dela consta um importante leque de objetos de diversas proveniências e cronologias, maioritariamente dos mundos egípcio, grego, etrusco e romano. Entre as obras expostas podem encontrar-se esculturas em mármore, mosaicos romanos, vasos cerâmicos gregos e etruscos, unguentários romanos em vidro, utensílios do quotidiano e adornos em bronze e metais nobres, destacando-se ainda a escultura da cabeça do imperador Trajano e um busto do Imperador Augusto, em mármore.

 

Todos os meses, a partir das 10h30 do primeiro domingo, não desperdice a visita geral gratuita, acompanhado por um dos eloquentes colaboradores do Museu. Se não for a tempo, a visita ao museu é gratuita todos os domingos e feriados, sendo que o bilhete normal dos restantes dias tem o custo de 3€.

Informações úteis 

Contacto

Museu D. Diogo de Sousa
Campo das Hortas, 35-37,
4700-025 Braga
+351 253 273 706

Museu D. Diogo de Sousa

mdds@culturanorte.gov.pt

Horário

De 3ª feira a Domingo: Das 10h00 às 17h30
Encerra à 2ª feira

Comentários

More from We Braga
Corriqueijo
A Corriqueijo é uma queijaria artesanal no centro histórico da cidade de...
Read More
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.