Museu Nogueira da Silva

Levar à compreensão da Arte como um todo. É ao que se propõe o Museu Nogueira da Silva e é o sentimento latente quando o visitamos em pleno centro da cidade. 

O museu é fundado em 1975 pela Universidade do Minho mas a sua história confunde-se com a de António Augusto Nogueira da Silva (1901-1976), filantropo bracarense e figura incontornável da burguesia comercial e financeira na cidade da primeira metade do séc. XX. Colecionista nato, dedicou esta faceta ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento. 

Na sua casa, onde agora sita o Museu podem encontrar-se obras de pintura, escultura, ourivesaria, mobiliário e cerâmica. Portuguesas e estrangeiras, desde o séc. XV até à atualidade. E ainda um riquíssimo jardim onde, para lá de uma flora muito variada, disposta em conjunto com múltiplas obras de arte podemos encontrar o espaço dedicado à escritora bracarense Maria Ondina Braga e uma cafetaria onde se pode apreciar a alma do espaço ao sabor de um chá ou um café.

A riqueza do arquivo é tão grande quanto variada. É espelho da vontade de um bracarense que transformou o seu sucesso financeiro em importação de diferentes culturas para o centro da sua cidade.

A exposição permanente inclui importantes coleções de porcelana, mobiliário, pintura, escultura, ourivesaria e alguma tapeçarias e azulejos.

A coleção de pintura é constituída por obras estrangeiras dos séculos XVI, XVII e XVIII, e portuguesas com temática exclusivamente religiosa que cobrem igual período.

Além das obras de Jorge Barradas, na escultura merecem destaque a importante coleção de marfins com trabalhos indo-portugueses ou a Sagrada Família Hispano Filipina do séc. XVII.

Na ourivesaria podemos encontrar um rico conjunto de pratas de onde sobressaem as raras serpentinas do início do séc. XIX e alguns objetos marcados de Braga.

A cerâmica leva-nos ao oriente, mundo árabe e ainda Portugal. Com peças originárias dos séculos XV – XVII.

Regularmente há novas exposições contemporâneas que justificam a visita regular. Na nossa última visita tivemos a oportunidade de encontrar em exibição a exposição da artista bracarense Ana Monteiro.

O Museu Nogueira da Silva deve a sua fundação ao legado em favor da Universidade do Minho por António Nogueira da Silva. Uma visita será sempre artisticamente rica mas também uma experiência de história bracarense.

Informações úteis 

Contacto

Av. Central 61
4710-228 Braga  Portugal

+351 253 601 275

Museu Nogueira da Silva 

sec@mns.uminho.pt

Horário

De 3ª feira a Sábado: Das 10h00 às 17h00
Encerra ao domingo e à 2ª feira

Comentários

More from We Braga
Corriqueijo
A Corriqueijo é uma queijaria artesanal no centro histórico da cidade de...
Read More
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.