gnration

Pormenor da fachada do GNRation

gnration: uma casa com vida

O gnration é mais do que um simples edifício. É mais do que uma construção inanimada, inconsciente e inerte. É um organismo vivo que se forma, desenvolve e evolui nas entidades que o constituem.

Nascido no antigo edifício da GNR – que demonstra a sua genética dinâmica e evolutiva -, foi construído no âmbito da capital Europeia da Juventude.

Dentro do edifício partilham o espaço start-ups efervescentes, exposições disruptivas e projetos inovadores.

Pátio exterior do GNRation

Pátio exterior do GNRation

A Reabilitação do Edifício

Em 2012 o espaço encontrava-se desocupado e, inicialmente, a sua participação na Capital Europeia da Juventude, previa envolver apenas uma sala. Contudo, devido à magnitude do edifício e à centralidade na cidade, a sua requalificação era uma oportunidade que não podia ser negligenciada.

Curiosamente, o projeto mais alargado de reabilitação de edifícios históricos, desocupados e centrais, não compreendia apenas o gnration. O antigo hospital e o edifício da Rua do Castelo também faziam parte desse leque de intervenção – sem porém terem chegado a sair do papel.

A obra foi desenhada pelo Ateliêr de Arquitetura Carvalho Araújo e de todo o processo nasceu, inclusivamente, um livro que relata toda a jornada desde a ideia até à  execução.

Interior do GNRationInterior do GNRation Interior do GNRation

A fachada do edifício manteve-se quase inalterada, exceto no corte da esquina da fachada principal com a fachada da Av. Visconde Nespereira (que vai ter ao mercado municipal). Este corte simbolizou o romper com o passado e com o tradicionalismo de um edifício ligado a uma instituição conservadora como a GNR.

A fachada deixou de ser regular, simétrica, convencional, numa alegoria ao novo paradigma que imperaria no edifício: Maior arrojo, inovação, criatividade!

GNRation, Braga

GNRation, Braga

A intervenção nos pátios

A intervenção feita nos pátios do gnration é absolutamente identitária do edifício. Parte do muro existente na Av. Visconde Nespereira desapareceu e o estilo aplicado no pavimento do pátio estende-se ao passeio exterior, reforçando a ligação entre a rua e o espaço interior – numa clara alusão à nova personalidade do edifício, mais próxima da cidade.

Pátio interior do GNRationPátio exterior do GNRation Pátio exterior do GNRation Pátio exterior do GNRationPátio exterior do GNRation Pátio exterior do GNRation Pátio exterior do GNRationPátio exterior do GNRationGNRation, Braga Pátio exterior do GNRationPormenor da fachada do GNRation Pormenor da fachada do GNRation

Para além disso, o desenho do pavimento apresenta características únicas. Constelações desenhadas através de jogos entre linhas de alumínio e luzes, funcionam como metáfora para o aparecimento de novas “estrelas” acolhidas pelo gnration!

Pormenor do pavimento no pátio exterior do GNRationPormenor do pátio exterior do GNRation

Cafetaria e espaço de livros

Junto ao pátio interior encontra-se a cafetaria PAIISA (Pausa), um espaço que privilegia os produtos locais como os que podemos encontrar no mercado municipal, e disponibiliza receitas equilibradas, “de acordo com as estações do ano, como se comia no tempo dos avós” (…) “Evitamos tudo o que seja processado, apostamos sobretudo em sumos naturais, em saladas, não há refrigerantes”.

O  PAIISA conta também com uma livraria especializada em ilustração e BD, ponto de bookcrossing onde podemos ir buscar ou deixar livros para outros lerem.

PAIISA, cafetaria e esoaço de livros, no GNRationPAIISA, cafetaria e esoaço de livros, no GNRationPAIISA, cafetaria e esoaço de livros, no GNRation

PAIISA, cafetaria e esoaço de livros, no GNRationPAIISA, cafetaria e esoaço de livros, no GNRationPAIISA, cafetaria e esoaço de livros, no GNRationPAIISA, cafetaria e esoaço de livros, no GNRationPAIISA, cafetaria e esoaço de livros, no GNRationPAIISA, cafetaria e esoaço de livros, no GNRation

E se todos os criativos partilhassem a mesma casa?

Atualmente o gnration é várias coisas. É em primeiro lugar uma incubadora de empresas. É aqui se situa a Startup Braga e os seus programas de pré-aceleração, aceleração, incubação e fellowship.

Mas é também uma sala de concertos, um laboratório digital, uma galeria de arte e um lugar de lazer e entretenimento.

As diversas salas acomodam algumas das start-ups mais excitantes e auspiciosas da cidade. A Blackbox ou o pátio exterior recebem espetáculos de nomes respeitáveis da cena musical nacional e internacional. As exposições artísticas encontram no gnration o seu habitat natural.

Corredor que nos leva à Blackbox do GNRation Blackbox do GNRation, Braga Pátio interior do GNRation

Interior do GNRationInterior do GNRationInterior do GNRation Interior do GNRation

A Rádio Universitária do Minho prepara-se para mudar de armas e bagagens para o edifício e a sala multiusos tem sido explorada para diferentes fins.

O gnration é, nas suas palavras, “um espaço orientado para a promoção de atividades artísticas e para a exploração e disseminação das artes digitais. Através de uma estratégia sustentada e de permanente abertura à comunidade pretende afirmar-se como pólo aglutinador de dinâmicas culturais e criativas, assumindo-se como um espaço orientado para a sensibilização e formação de novos públicos, expondo-os a práticas artísticas relevantes à luz de uma perspetiva contemporânea e cosmopolita”.

Interior do GNRationInterior do GNRation

Informações úteis

Praça Conde de Agrolongo 123,
4700-312
Braga
253 142 200
info@gnration.pt
press@gnration.pt
http://www.gnration.pt/
https://www.facebook.com/GNRation.pt

Informação geral

Bilheteira
Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos no balcão do gnration, bilheteira on-line ou locais habituais.
Bilheteira on-line
A bilheteira on-line possibilita ao espetador a aquisição simples, rápida e cómoda de ingressos para quaisquer dos espetáculos em agenda.
https://gnration.bol.pt
Pontos de Venda Bilheteira Online
http://www.bilheteiraonline.pt/Projecto/PontosVenda

Comentários

Outras publicações de We Braga

Mercearia da Joana

A Mercearia da Joana localiza-se na Praça do Município e é daqueles...
Ler mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *